Govrno

640x128


O Rio Grande do Norte terá mais um representante escolhido para ser um dos 35 jovens brasileiros com o título de embaixador do Brasil nos EUA no próximo ano de 2012.
Essa escolha que é feita com jovens brasileiros de todos os estados é criteriosa, muito seletiva e escolhe os jovens mais dedicados a esse objetivo de cada estado, uma vez por ano. No RN, três dos quatro selecionados são jovens estudantes mossoroenses, a maior representatividade da cidade já registrada até então desde a primeira edição do programa Jovens Embaixadores do Brasil, há dez anos.

Criado em 2002, o programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos - em parceria com os setores público e privado nos EUA e Brasil - que busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades e visa promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.
No Brasil o programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), do Ministério da Educação (MEC) e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.

                                  Yuri Lóia, Paulo Vítor e Késia Nunes disputam o "Jovens Embaixadores"


Os mossoroenses Késia Nunes, Paulo Vitor e Yuri Lóia decidiram participar da seleção para a escolha de um Jovem Embaixador do Brasil representando o RN ainda no início deste ano, competindo com mais de quarenta estudantes de todo o estado. Os três são alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN/Mossoró) nos cursos integrados de Edificações e Eletrotécnica e tiveram de enfrentar uma seleção rigorosa para estar entre os quatro nomes do RN.
O aluno escolhido recebe o título de Jovem Embaixador e fará uma viagem de três semanas aos Estados Unidos com um grupo de mais 34 jovens de outros estados.
"Não é apenas uma oportunidade de intercâmbio. É uma oportunidade que abre muitas portas pessoais e profissionais para agora e para o futuro. O Jovem embaixador tem por função mostrar a cultura brasileira e trazer ferramentas que aprenderemos lá para o Brasil", explica Késia Nunes, 17 anos, que já participou da seleção no ano passado e está pela segunda vez entre os candidatos à vaga.
Para participar, eles precisaram apenas provar que são mais do que bons alunos. O programa Jovens Embaixadores seleciona entre os alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês fluente, sejam comunicativos, com perfil de liderança e que prestam serviço voluntário mostrando que são exemplos de uma juventude do bem, em suas comunidades. Os três mossoroenses atenderam a estes conceitos e foram escolhidos. Agora, eles aguardam ansiosos o resultado:

"A gente sabe que é apenas uma vaga, mas não há rivalidade ou clima de disputa. Durante todo o processo, a gente passa a ter uma outra visão do mundo e só isso, já valeu à pena", explica Paulo Vitor, 16 anos.
O jovem Yuri Lóia, 17 anos, conta que soube do programa através de um amigo que participou e atestou o quanto ele é rico de oportunidades para a educação dos jovens e para conhecimentos de um modo geral.
"O importante é que ser um Jovem Embaixador lhe credencia a entrar em um grupo que está tendo muitas oportunidades dentro e fora do Brasil de aprimorar os estudos, sem falar que há mais facilidades para se tentar uma careira profissional no exterior, pois eles conhecem sua vida com detalhes, lhe acompanham desde a adolescência", explica Yuri.

Se for escolhida, Késia já tem toda a sua carreira profissional desenhada:
"O programa mostra que podemos ir muito além e penso em tentar a formação em Medicina para atuar com pesquisas na área de Neurociência", explica a jovem.

Antes do resultado, a expectativa é grande. Os sonhos e as conquistas são motivadores destes três jovens. Se depender deles, o Brasil, o Rio Grande do Norte e a cidade de Mossoró estarão muito bem representados lá fora. 


*Extraído do Caderno de Domingo do Jornal de Fato

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo