Cacim

Print


O mês de agosto leva a refletir sobre as diversas expressões de Cultura Popular, marcado principalmente pelo Dia Nacional do Folclore, que se comemora no dia 22. Por isso, o Governo do Estado realizará o projeto Circuito Popular: Arte e Cultura durante todo o mês, por meio da Fundação José Augusto.

A programação é dividida em três eixos: Ações Formativas, com cursos e oficinas; Ações de Pensamento e Políticas Públicas, com seminários, encontros e debates, e Ações Artísticas, apresentando shows, festivais, exposições, lançamentos de livros e revistas.

Nas Casas de Cultura, serão dadas oficinas dos mestres do RPV (Registro do Patrimônio Vivo) e oficinas sobre música popular brasileira e potiguar com o produtor Zé Dias.

Na quarta-feira (5), a Cidade da Criança recebe o lançamento do livro “Preservando o Matutês”, de Bob Motta, às 18h. A partir do dia 09, o parque contará com feira de economia solidária e de agricultura familiar aos domingos, sempre a partir das 10h, graças à parceria com Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Sethas) e da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

Para debater jornalismo, crítica e poética cultural, cultura popular e cultura e cidade, o Seminário Cultural e (RE)Pensamento será realizado entre os dias 10 e 19, na Pinacoteca do Estado.

No dia 13, o RN Criativo será reaberto às 10h, no Centro de Documentação do Estado, o Cedoc. Na ocasião serão anunciadas quais oficinas serão oferecidas aos empreendedores criativos por meio da incubadora.

Todos os sábados, a partir do dia 15, será ministrado o curso de Folclore e Cultura Popular. Uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

De 24 a 26, as leis de incentivo serão discutidas no Seminário Marcos Legais da Cultura, na Pinacoteca, com início sempre às 18h30. Dia 30 será a vez da Mostra Cultural Agosto Cidadão, iniciada às 14h, na Cidade da Criança. A mostra é fruto de uma série de atividades da Secretaria Extraordinária de Juventude do RN (Sejurn) no bairro de Mãe Luiza.

Para compor o Circuito tem também o IN Arte Urbana, outro projeto sociocultural que pretende colaborar com a democratização da arte. A programação será de 21 de agosto a 30 de setembro envolvendo a comunidade do Passo da Pátria.

Haverá ainda uma edição do projeto Diálogos Culturais para discutir os rumos do São João e do Carnaval 2016, Festival de Violeiros e Repentistas e 1° Encontro de Mestres e Cultura Popular. As datas desses eventos ainda serão confirmadas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum